- Alquimia do Livro
- Posts
- Escrevi um livro no tempo morto
Escrevi um livro no tempo morto
Alquimia do Livro | Edição #002

Tempo morto é a vida desperdiçada com distrações.
🕰️ Você sente que nunca há tempo suficiente?
Quem nunca se pegou pensando: Quando é que eu vou conseguir escrever meu livro? Minha vida é uma correria sem fim!
Entre o trabalho, a família, os estudos e as mil tarefas do dia a dia, o sonho de ver nossa história no papel fica sempre para depois.
O curioso é que, quando estamos sem tempo, a escrita é a primeira a ser sacrificada.
⌛️O tempo morto
Mas existe um tempo, muitas vezes invisível, que pode ser seu maior aliado nesta jornada. É o que eu chamo de “tempo morto”.
Não, não é o tempo produtivo que você dedica a tarefas específicas.
São aqueles intervalos esquecidos entre uma atividade e outra, aqueles momentos em que nossa mente (e nosso celular) costuma se perder em redes sociais, notícias aleatórias ou vídeos sem propósito.
É exatamente aí que reside um tesouro escondido para sua escrita!
✍️ Como escrevi um livro no tempo morto, sem deixar o mais importante?

Vou te contar uma experiência pessoal que mudou a minha forma de encarar a escrita. De 2016 a 2018, minha rotina era uma verdadeira loucura! Eu era professora universitária, coordenadora de curso e assessora de comunicação.
Com três filhas pequenas, alternava os horários com meu marido para que pudéssemos manter a rotina e a casa organizada. No entanto, foi nesse cenário que nasceu o primeiro livro da minha trilogia: As Cinzas de Altivez — saga completa e publicada.
Como? Aprendi a usar cada minuto livre de forma estratégica. Enquanto minhas filhas faziam a lição de casa, eu sentava ao lado para escrever. No fogão, com o arroz cozinhando, eu pegava o computador.
Durante meu intervalo no trabalho — sim, aquela horinha que muita gente usa para fofocar, – eu me dedicava à minha história. O segredo? O documento do livro ficava sempre aberto, pronto para escrever a qualquer instante.
Para quem via de fora, talvez parecesse obsessão, mas, para mim, era pura criatividade se manifestando. Eu simplesmente não podia parar o meu livro!
🕵️ Investigue seu tempo e faça acontecer!

O amor pelo ofício é o segredo de quem está sempre escrevendo.
Você também pode fazer isso! Não importa sua rotina; sempre há brechas. Aqui estão algumas sugestões práticas para você começar a encontrar e usar o seu “tempo morto” com sabedoria:
Mapeie sua rotina: anote o que você faz em um dia típico, de segunda a sexta, e nos fins de semana. Onde estão os espaços de 10, 20 e 30 minutos que você geralmente preenche com distrações? Identifique esses “tempos mortos”.
Conheça seu ritmo: você é mais produtivo de manhã, à tarde ou à noite? Eu, por exemplo, sou muito mais ativa de manhã — acordo às 5h para estudar e depois escrever. Encontre seu horário de pico intelectual e, se puder, utilize uma parte dele para escrever.
Troque a distração pela criação: em vez de rolar o feed do Instagram (e sim, eu sei que ele consome muito tempo!), abra seu arquivo de escrita. Não tem computador? Use um caderninho em vez das notas do celular. Anote ideias, cenas e diálogos. Pesquise sobre seu tema, estude Teoria Literária e aprenda sobre construção de personagens. Todo e qualquer minuto dedicado ao seu livro é um avanço.
Esteja sempre disponível: tenha seu material de escrita sempre à mão. Um notebook, um tablet ou até mesmo o celular. A ideia é que, quando o “tempo morto” surgir, você não perca nem um segundo para começar a produzir.
💘 A paixão vence a procrastinação

Escrever um livro é uma relação de amor entre você e a sua história.
O segredo é o sentimento. Quando amamos a história que queremos contar, e ela vive dentro de nós, a escrita se torna um refúgio, um lugar onde nos sentimos em casa.
Não há série ou rede social que seja mais importante do que voltar ao nosso universo, aos nossos personagens.
Isso não significa que você deva abandonar o lazer ou a vida social — um bom equilíbrio é fundamental. Mas, sim, você deve priorizar o que realmente importa para você.
Lembre-se: tempo é vida! E a forma como o usamos define quem nos tornamos e o que realizamos.
Que tal começar a resgatar seus “tempos mortos” e transformá-los em capítulos, ideias pesquisas para o seu livro?
Se você deseja aprofundar essa jornada de organização e escrita ou precisa de um empurrãozinho para estruturar sua história, eu estou aqui para ajudar você.
Para saber mais sobre a Mentoria Alquimia do Livro, chame no WhatsApp.
YOUTUBE
📽️ Assista o vídeo completo:
⏳️ Deixe seu comentário no Instagram:
🪄 Se esta carta alquímica despertou algo em você, compartilhe com outros escritores e ajude a ampliar nossa comunidade.
Até a próxima! 💌
Com inspiração,
Juliana Feliz
Boas histórias transformam o mundo!
PERIPÉCIA DECK
📗 Já conhece o Baralho Narrativo?

Visualize toda a sua história em um único lugar.
Vou compartilhar com você uma ferramenta que criei e uso para planejar meus livros: o Peripécia Deck.
Da ideia inicial ao enredo final: 180 cartas, divididas em 15 categorias, para transformar conceitos soltos em histórias coesas e cativantes.
Uma ferramenta visual e intuitiva, que revela os segredos da narrativa, desbloqueia sua criatividade e estrutura sua visão em um enredo pronto para ganhar vida.
CUPOM DE DESCONTO: PERIPECIA10